A saúde dos cabelos, está diretamente ligada com a saúde do couro cabeludo e também do organismo em geral, fatores como alimentação equilibrada, atividade física regular, ingestão de água, hormônios em equilíbrio são responsáveis pela vitalidade, crescimento e força dos fios.
O nosso couro cabeludo é um terreno fértil, imagine que seu cabelo é um samambaia que precisa de terra fertíl, água, e sol na medida certa para crescer e ter ramos fortes e verdinhos. O seu cabelo é como se fosse essa samambaia, se o couro cabeludo está saudável, com PH em equilíbrio, oleosidade ideal, a raiz se manterá forte, favorecendo o nascimento e crescimento saudável dos fios.
Manter a higiene do couro cabeludo em dia é essencial para que a pele esteja sempre viçosa, livre de sujidades, acúmulos de sebo, fungos, excessos de produtos e outros problemas como a dermatite seborréica.
Ao lavar os cabelos, é o momento que comumente, mais notamos a quantidade de fios que caem, e por isso, muitas pessoas acabam evitando de lavar com um intervalo ideal, e passam dias sem lavar. Essa prática é extremamente prejudicial, pois, além de acumular resíduos, excesso de sebo, poluição, favorecer a proliferação de fungos, o aumento da queda não está relacionado à frequência de lavagem. Em alguns casos, o não lavar aumenta a queda devido o entupimento dos folículos, causando enfraquecimento da raiz e consequentemente a queda.
TEMPO IDEAL DE LAVAGEM POR SEMANA
Em regra geral, o tempo ideal de lavagem é de 3x na semana. Essa é a média de limpeza para manter o couro livre de excessos, porém, é muito importante conhecer o próprio couro cabeludo, para que você possa ir ajustando a sua rotina de lavagens para mais vezes ou menos.
Couro cabeludo Oleoso:
Pessoas que possuem o couro cabeludo oleoso ou que praticam atividade física frequente, podem realizar a higienização até mesmo todos os dias. Essa prática, não irá causar danos aos fios, desde que seja utilizado produtos específicos que agem como sebo reguladores que equilibram a produção de sebo pela glândula sebácea e evitem de dormir com os cabelos molhados.
ATENÇÃO: É muito importante utilizar produtos ideais para a lavagem diária, e evitar produtos agressivos que alteram o PH do couro e fios, como por exemplo, shampoos anti resíduos que são muito alcalinos e produtos com surfactantes fortes como sulfato de lauril, que agridem a microbiota – bactérias amigas presentes no couro cabeludo – provocam o ressecamento da pele causando efeito rebote causando cada vez mais ocorre o aumento da oleosidade.
Dica: Opte por shampoo suaves, que contenham em sua formulação extratos de menta, chá verde, alecrim e própolis.
Couro cabeludo seco:
Pessoas que possuem o couro cabeludo seco, costumam sofrer com descamação e irritação do couro. Para esses casos, a lavagem pode ser realizada a cada 2 dias e o uso de produtos nutritivos, com extratos vegetais de macadâmia, óleo de coco, jojoba, óleo de abacate, e manteigas vegetais, são favoráveis para manter a hidratação ao mesmo tempo que fazem a limpeza sem agredir e sem causar mais ressecamento na pele.
Dica: Se você possui o couro cabeludo seco, opte por shampoos cremosos, de pouca espuma e massageie o couro cabeludo durante a lavagem.
Esses cuidados são essências para manter a saúde capilar em dia!
Esse conteúdo foi escrito com base nas dúvidas de clientes do meu salão Naturalista Nativa Cachos e seguidoras do meu instagram @nativacachos Nativa Cachos
Aqui no meu blog, compartilho com você conteúdo de qualidade com embasamento científico, sobre saúde capilar, beleza e carreira profissional de especialista em cabelos naturais.
![]()
Mariana Ajala
Tricologista e Terapeuta Capilar Naturalista, ajuda mulheres a elevarem a autoestima através do resgate da beleza natural dos cabelos cacheados, ondulados e crespos.